Sujeira no rio não prejudicará abastecimento de água
Apesar da sujeira e do grande volume de detritos trazidos pela chuva, não há risco de desabastecimento ou problemas com a captação de água no rio Itajaí-mirim, em Brusque. A informação é do diretor-técnico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ariberto Pereira. Segundo ele, em alguns instantes durante os últimos dois dias houve a necessidade de interromper a captação de água no rio, justamente em função do excesso de sujeira.
O que garantiu a manutenção dos serviços, para não deixar a população sem água, foram as três bombas de captação instaladas junto ao rio. Com isso, sempre que uma é desligada para limpeza, as outras seguem em funcionamento. “Tivemos que passar o dia de ontem (terça-feira), quase inteiro, retirando a sujeira que entrou nos poços”, comenta Ariberto.
Apesar disso, a elevação de turbidez na água ocasionou a interrupção do tratamento nos bairros Zantão, Santa Luzia, Dom Joaquim, Volta Grande e Limeira. “Esses sistemas, no decorrer do dia de ontem, voltaram à normalidade e não chegou a faltar água. Felizmente, a água limpou rapidamente e voltamos ao tratamento”.
No caso do bairro Volta Grande, uma nova limpeza terá de ser feita hoje na barragem de tratamento. No entanto, Pereira afirma que não haverá interrupção no fornecimento do líquido.

